Reconstrução Mamária Pós-Cancêr de Mama

A reconstrução mamária é o nome dado a um grupo de cirurgias que visa a recuperação de uma mama, parcial ou total, e que melhora a qualidade de vida de uma mulher submetida à mastectomia devido ao câncer de mama.

Para a mulher, a mama é um órgão carregado de simbologia afetiva. O medo da perda deste símbolo pela mastectomia, projeta a fantasia de outras perdas como a feminilidade e a sexualidade; elementos fundamentais para a sua auto-estima.

A reconstrução de mama atenua o impacto emocional e físico provocado pela cirurgia radical, e tem como objetivo imediato a reparação da mutilação da mastectomia. Ao restaurar a forma e o volume da mama amputada, é possível preserver a auto-imagem da paciente; contribuindo para uma recuperação psicossocial mais rápida.

para o bem estar psicológico da mulher.

Várias são as técnicas que podem ser utilizadas, mas todas elas hoje são indicadas precocemente após a mastectomia, a escolha dela depende de alguns fatores que será analisado pelo seu médico de acordo com seu organismo e sua própria experiência.

A reconstrução mamária é um procedimento seguro, cada vez mais adotado devido à sua importância. É capaz de devolver à mulher o bem estar, a auto estima e a vontade de viver, traduzido pela qualidade de vida recuperada e pela eliminação da sensação de mutilação.

Possui alguma dúvida? Entre em contato